Se o homem não se converter, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto; para ele preparou já instrumentos de morte, preparou suas setas inflamadas.
Salmos 7:12-13
Deus está pronto para o juízo, mas muito mais está pronto para a misericórdia.
Quanto a gente lê somente esse texto a gente tem a impressão que Deus é violento e só quer saber de vingança, mas não é bem assim.
Neste momento o que podemos ver é que Deus está dando o seu aviso, está dando oportunidade para que possa haver arrependimento.
Notemos que Deus afiará a sua espada. Não é que Deus usará a sua espada para aniquilar ou fazer juízo. Neste ato de afiar podemos ver a misericórdia e a graça de Deus se expressando.
Afiar um objeto cortante leva tempo, imagine uma espada, que é longa e geralmente tem dois gumes. Mais tempo ainda. Enquanto Deus afia a espada, ele não tortura o homem, mas dá tempo para que se arrependa. Para que se converta.
Notemos mais, se o homem não se converter, aí Deus afiará a sua espada. Ou seja, o homem já teve um tempo e não se converteu, então Deus começa a afiar a sua espada, ou seja, dá mais tempo para a conversão. Deus é misericordioso.
Não bastasse esse tempo de misericórdia, a Palavra de Deus é mais cortante que uma espada dois gumes, que pode separar juntas e medulas (Hebreus 4:12)
É isso mesmo, quando Deus afia a sua espada, ela está bem afiada, é como um bisturi de um cirurgião. Já imaginou como seria terrível uma cirurgia com um bisturi cego?
Um bisturi cego não vai cortar com precisão e ainda poderá machucar a pessoa, poderá deixar marcas indesejáveis e não fazer o que realmente precisava ser feito.
Então uma espada afiada pode ser vista como um instrumento de cura e não de morte.
Deus está afiando sua espada para fazer uma cirurgia com precisão, para ir ao ponto certo e providenciar a extração do tumor, a troca do coração de pedra por um coração de carne. Deus quer tomar a sua espada afiada e fazer em nós uma cirurgia para curar nosso coração empedernido através sangue de Jesus, somente no qual há salvação.
Lucas Brizzola
Imagem: Pixabay king-1507392_1280