Muitas pessoas acham o assunto ecologia sem importância: “Isso é assunto para aqueles malucos ativistas do Greenpeace.”, dizem. Há os que pensam que “se Deus não se importa com a natureza, porque deveríamos nos importar”. Afinal Jesus veio para salvar o homem, o que a natureza tem a ver com isso? Porque Deus iria se importar com essas coisinhas?
Essas ideias são erradas, vejamos como Deus se importa com a natureza:
Deus CRIOU: ora, se nós cuidamos e nos importamos com nossas coisas, muitas vezes pequenas e que podem ser facilmente substituídas, se damos importância para um bichinho qualquer, que nem geramos, porque Deus não se importaria com sua criação? Afinal Deus é o dono dela por inteiro. Porque não se importaria com o que gerou do nada e fez viver para sua glória? Com certeza ele se importa, afinal “no princípio CRIOU Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1).
Além de criar a natureza em geral, Deus criou o ser humano de forma especial, sendo nós totalmente parte da criação (Gênesis 1:27), mesmo que com o nosso pecado a tenhamos detonado (Gênesis 3:17). Mas apesar disso, Deus nos dá a oportunidade de recomeçarmos, pois “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. 2 Coríntios 5:17
Deus PRESERVA: uma história famosa e clara da preservação da natureza é a da arca de Noé. Poderia se pensar que a preservação dos animais foi por causa do homem, mas o homem também faz parte da natureza. O homem não deixa de ser criatura de Deus simplesmente pelo fato de ser especial. Deus poderia ter destruído tudo no dilúvio, principalmente o homem, mas Deus, por se importar com ecologia, “PRESERVA os homens e os animais” (Salmo 36:6b).
Quando Jesus vem ao mundo essa ideia de preservação da natureza fica ainda mais clara “pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Romanos 8:20-21)
Deus RENOVA: a famosa fase de Lavoisier fala dessa realidade: “na natureza nada se cria, tudo se transforma”. Jesus confirma a ideia quando diz que o grão precisa morrer para dar vida. O funcionamento da natureza é cíclico. O alimento vem da terra. O que é da terra e volta para a terra dá a ela nutrientes. Até os dejetos servem de adubo. Deus se importa tanto com a natureza que “envias o seu Espírito, eles são criados, e assim RENOVA a face da terra” (Salmo 104:30).
Muito mais que renovar a face da terra, Deus deseja que nosso coração seja renovado, “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E aqui está a renovação que Deus quer para nós, a vida eterna. Porém para obter a vida eterna (a plena renovação) é preciso crer em Jesus como único Salvador.
Podemos perceber que Deus muito se importa com ecologia e com a natureza, principalmente porque ele nos colocou nesse planeta maravilho para cuidarmos e sermos cuidados por ele aqui, mas não podemos nos esquecer de ele cria, preserva e renova a natureza e quer fazer isso dentro de nós, em nosso espírito e através de Jesus, para que nosso interior renovado reflita nas nossas mãos renovando a natureza pela ela criada.
Lucas Brizzola
06/05/1999 (revisão 25/05/2024)
Imagem Pixabay creation-1906289_1280