Há muito tempo conheço a frase do profeta Isaías “os jovens se cansam e se fatigam, mas os que confiam no Senhor Jesus renovam suas forças” (Isaías 40:30-31) e tenho experimentado isso verdadeiramente em minha vida. Isso não é um mantra ou um pensamento positivo que trabalha em minha mente ou no meu estado de espírito, mas a confiança de que na minha jornada não estou sozinho, nunca.
Confiar em Jesus é confiar numa pessoa que pode ajudar, que pode fazer diferença na sua vida, é confiar em alguém presente. É como nos treinos de algum esporte: quando alguém faz um esforço, como uma flexão de braços junto com você, alguém ali do lado participando e te animando, a disposição é maior.
Nas tarefas corriqueiras e problemas para resolver tenho experimentado isso há muito tempo, mas atualmente mais especificamente tenho experimentado em meus treinos de Kung Fu. O treino não é somente para o corpo, mas também para a mente e para o espírito. Virtudes vêm à tona ou nascem e a superação vai aparecendo aos poucos e então posso dizer que rejuvenesci!
Nós buscamos o rejuvenescimento em fórmulas químicas mirabolantes, em magias inexistentes e sonhamos com ela em nossas estórias contadas nos livros e filmes, mas eu descobri que ela existe e está mais próxima do que imaginava: está no Kung Fu. Pelo menos para mim.
Não posso provar, mas eu rejuvenesci. Existem atividades que eu não conseguia fazer, como simplesmente carregar uma ou duas cadeiras de plástico, sim, essas de plástico! E agora consigo carregar muito mais que isso. Eu pensava que um senhor de 46 anos não conseguiria aumentar, um pouco, quem sabe, seu alongamento, mas me enganei, pois consegui fazê-lo. Que tal com 47 anos aprender a dar cambalhota de costas? Pois é, isso aconteceu comigo. Não foi fácil, mas passei por isso na faixa amarela. Não fugi desse desafio, que para mim era grande, e venci!
Você escolhe acreditar ou não no meu rejuvenescimento físico porque não posso provar. Eu não tenho a medida anterior ou testemunhas, mas tenho consciência de que agora tenho mais força, mais vigor, mais fôlego, mais disposição, mais elasticidade e melhores noites de sono.
A coordenação motora ainda é falha e o equilíbrio precisa muito ser desenvolvido, mas já avançaram deste o início desta jornada e, o treino, a constância, a perseverança, como o apóstolo Paulo nos ensina, “a nos gloriarmos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança” (Romanos 5:3) e isso tudo está relacionado com Kung Fu porque seu significado é trabalho duro.
O progresso está ocorrendo e porque o rejuvenescimento veio pelo Kung Fu? Simplesmente porque gosto! Não posso deixar de valorizar a base de fortalecimento muscular que tive antes com a academia, que estava mais para fisioterapia, mas mesmo assim foi muito bom o fortalecimento, pois eu não gostava.
Praticar Kung Fu me dá prazer e isso me faz … praticar. Tenho dito que o melhor esporte é aquele que você gosta, e que seja o Kung Fu (risos). Algum esporte devemos praticar, ainda que “o exercício físico tenha um proveito específico e a piedade seja para tudo proveitosa” 1 Timóteo 4:8) e temos que aproveitar isso para melhorarmos nossa saúde.
Não podemos nos esquecer que, embora o rejuvenescimento e a melhora da saúde possam vir por qualquer esporte, a vida eterna somente é possível através do Senhor Jesus, que morreu para salvar a todos aqueles que nele creem (João 3:16)
Lucas Brizzola
30/12/2015 (revisado em 14/04/2024)