Fazer ação social, ajudar aos pobres entre outras atividades de melhora da sociedade é algo louvável e até podemos encontrar exemplos na Bíblia.
Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados. Tiago 5:19-20
Jesus nos deu a ideia quando contou a parábola do samaritano e foi exemplo quando curou leprosos, fez cegos voltarem a ver e foi próximo dos pobres e menos favorecidos. Lucas 10:30-37
Mas ele também não deixou para trás a pregação do Evangelho que liberta os aprisionados por legiões de demônios ou por uma cama sem poder andar e ministrou o perdão de Deus que só ele pode dar. Lucas 5:20-25
O que de fato mudou os corações foi o Evangelho, como disse Jesus, a casa depois de limpa (dos demônios) não pode ficar vazia, precisa ser preenchidoa com o Espírito Santo, se não será novamente invadida.
A ação social é boa e deve ser praticada, mas ela está limitada na área externa do ser humano, ela não produz transformação na essência, ainda que faça mudança emocionais, na alma da pessoa e nas vontades, ela não transformará o espírito.
O evangelho tem o poder de ir até o mais profundo, separando juntas e medulas, quebrando o orgulho, a preguiça, o vício, a violência.
Alguém que é transformado pelo Evangelho simplesmente começa a melhorar de vida (o que a ação social) deseja, quando deixa de beber e passa a gastar o dinheiro com alimento para seus filhos. Ou passa a não gastar o que não tem. Também melhora quando deixa a preguiça e começa a trabalhar e ganhar o sustento para si e para a sua família.
Agora a pessoa transformada pelo Evangelho deseja ler a Bíblia, o que por si só já eleva o nível de leitura, compreensão de texto, vocabulário. E se for analfabeto, vai querer aprender a ler para poder ler a Bíblia.
Se era alguém rico, já com conhecimento e cultura vai querer dividir isso. Veja o caso de Zaqueu. Lucas 19:5-10
Se não bastasse tudo isso, a pessoa transformarda pelo evangelho vai levar isso para a sua família, promovendo a transformação de irmãos, tios, primos, pais e notadamente descendentes por várias décadas, como está ocorrendo na minha família há umas cinco gerações. Atos 16:33
Com tudo isso podemos ver que mais importante e transformador que a igreja possa fazer, não é ação social, mas a pregação do Evangelho, que mudará a realidade social de uma pessoa, uma família e repercutirá na eternidade.
Lucas Brizzola
19/03/2024