Hoje é segunda-feira santa. Nos últimos 1600 anos, cristãos de todo o mundo lembram os últimos dias da vida de Jesus durante a Semana Santa.
A Segunda-feira Santa lembra o dia em que Jesus entrou no templo de Jerusalém com um chicote caseiro na mão. O templo deveria ser um lugar onde os peregrinos de todo o mundo pudessem vir e oferecer sacrifícios e receber o perdão de Deus. Mas o estabelecimento religioso decidiu que o pátio do templo, um espaço normalmente reservado para não-judeus adorarem a Deus, também deveria funcionar como um mercado de gado para animais de sacrifício.
A adoração das nações foi sacrificada para que alguns pudessem encher os bolsos. Jesus irado vira as mesas e com o chicote impede que os mercadores circulem pelo pátio. É um desafio direto às prioridades do estabelecimento religioso de Jerusalém. Jesus diz em Marcos 11:17 não está escrito que minha casa será chamada casa de oração para todas as nações, mas vocês a transformaram em um covil de ladrões.
A multidão vê a verdade no que Jesus disse. O templo deveria ser um lugar para todas as pessoas experimentarem a presença e o perdão de Deus e isso estava sendo roubado delas. Mas Jesus não é apenas um profeta expondo a corrupção. Jesus está agindo com autoridade.
Ele chama o templo de minha casa. Parte da razão pela qual Jesus toma uma ação tão dramática é porque ele é Deus e Deus tem o direito de mudar a crítica e até mesmo derrubar seu templo, que é exatamente o que ele veio fazer.
A segunda-feira santa é uma boa notícia porque Jesus anuncia que veio para acabar com um regime de templo comprometido com a ganância e o orgulho étnico. Em seu lugar ele construirá um templo melhor que nunca mais excluirá as nações. E Jesus diz que ele é esse templo renovado. Ele é onde o perdão é oferecido a todas as pessoas e está acabando com um sistema de sacrifício que esconde o perdão por trás do pagamento, porque ele não será apenas nosso novo templo, mas também nosso sacrifício.
Por isso, oro para que nesta segunda-feira santa você aceite Jesus como seu novo templo e sacrifício que oferece perdão a todas as pessoas gratuitamente.
Joshua do Spoken Gospel.
Eu, Lucas, acrescento que essa oferta para receber o presente da vida eterna através de Jesus tem prazo de validade, que é sua vida ou a volta dele, então não vacile.
Se quiser pode ver o vídeo original em inglês